AULAS DE PORTUGUÊS

Assim como em todas as áreas da Panahgah, também na área de Língua Portuguesa somos movidos pelo ímpeto do ACOLHIMENTO.

Essa premissa é tão presente em nós, a ponto de o próprio ensino de Português para Migrantes ser denominado como Português de ACOLHIMENTO.

Acreditamos que a primeira etapa do processo de ensino de nosso idioma seja o processo de construção de vínculos e conexão. Cada aula é pensada para ser ministrada com muita empatia, leveza e transmissão de nossa língua das formas mais gentis e acolhedoras possíveis.

  1. Sobre nossas aulas de Português

A Panahgah conta, hoje, com um número de cerca de 110 professores voluntários de Língua Portuguesa – fixos e cadastrados- além de, pelas nossas estimativas, cerca de 30 não cadastrados ou que se encontram em uma situação de rotatividade, devido a suas demandas pessoais, os quais voluntariam de maneira sazonal, por temporadas ou períodos.

Estimamos, ainda, um número de 100 a 120 horas de aulas Língua Portuguesa por semana, resultando em um número de 400 a 520 horas de Português sendo ministrado a famílias refugiadas, todos os meses, de maneira presencial e/ou ONLINE a grupos de uma ou mais famílias, ao mesmo tempo , no Brasil.

Nossos times de professores estão subdivididos nas seguintes áreas de atuação:

Professores Voluntários ACOLHIMENTO: refere-se a professores, na maior parte estagiários dos cursos de Letras e Pedagogia de Universidades, que promovem o primeiro contato com a língua portuguesa para os migrantes afegãos que acabam de chegar ao país e que estão cumprindo a quarentena sanitária na região da Sede da Panahgah, na cidade de Campo limpo Paulista.

Professores Voluntários ASSENTAMENTO BRASIL: diz respeito aos professores que lecionam para as famílias que já estão assentadas nas mais diversas cidades e estados brasileiros.

Professores Voluntários ASSENTAMENTO CENTRAL: relaciona-se ao grupo de professores que lecionam para as famílias assentadas no Brasil e que residem na cidade e região da Sede da Panahgah, na cidade de Jundiaí-SP.

Professores Voluntários ONLINE: professores que lecionam para as famílias de todo o Brasil, mas de maneira remota.

Destacamos, que, no âmbito das aulas ONLINE a Panhagah está fornecendo em  média  de 2 a 4 aulas diárias diárias de Português, de maneira sequencial.

Na esfera das aulas sequenciais, são abrangidos os níveis elementar, básico 1 e básico 2. Paralelamente existe uma agenda de aulas mais avançadas, que já trazem metodologias e aplicação de leitura, interpretação, escrita e até conversação.

Para além das aulas e seus níveis a Panahgah está também, ofertando aulas temáticas, como termos e expressões das mais diversas esferas da sociedade como escritório, educação, culinária, meio corportativo, esportes, mercado de trabalho, etc.

2. Compartilhando nosso maior bem: nossa língua

Mediante os dados apresentados e conforme as constatações apontadas, consideramos que, hoje, a Panahgah mantém um trabalho de ensino de língua portuguesa mais estabelecido e que conta com profissionais cuja competência, e, sobretudo, disposição, tem proporcionado para a ONG uma considerável segurança no tocante ao atendimento às famílias que tanto precisam do idioma nativo para se inserirem na sociedade brasileira.

Atualmente, a coordenadoria do Ensino de Línguas da Panahgah, além de gerenciar o processo geral do ensino do idioma para os migrantes refugiados, tem trabalhado no sentido de fornecer material de apoio para os professores, mas, principalmente, senso de pertença a um projeto que, sem dúvida alguma, através de seu teor humanitário de alto alcance, tem movido profissionais a entregarem seu tempo e seu coração na tarefa de propiciar para o refugiado um caminho mais fácil para que eles entendam, e sejam entendidos, falem e sejam compreendidos, desabafem e sejam acolhidos, se comuniquem e sejam inseridos em nossa sociedade.

Interessados em participar de aulas de português online, preencham o formulário:
If you are interested in participating in online Portuguese classes, fill out the form:
Clique aqui!


Profa.Dra Jaqueline Massagardi Mendes, PhD
(Coordenadora Geral do Ensino de Língua Portuguesa da Panahgah)

Jaqueline Massagardi Mendes é Doutora, Mestre e Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo
PhD in Business Administration pela Flórida Christian University- Orlando, Flóruda- USA.

Professora Universitária há 23 anos , Psicanalista e Neuropsicopedagoga

Tem atuado junto à Coordenação do Processo de Ensino de Português de Acolhimento para Migrantes na ONG Panahgah.

Profa. Diana Camargo
(Vice coordenadora e Produtora de Conteúdos)

Diana Paula da Silveira Camargo é graduada em letras, português-inglês, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – e cursou pós-graduação em gestão empresarial, pela Unicastelo. Professora de idiomas com 20 anos de experiência no ensino de língua inglesa e no ensino de língua portuguesa para estrangeiros.

Tem atuado junto à Coordenação do Processo de Ensino de Português de Acolhimento para Migrantes na ONG Panahgah.

Você gostaria de participar como voluntário no ensino de língua portuguesa para refugiados/migrantes?
Basta clicar no link abaixo:
Formulário

Menu
COMO AJUDAR!